Técnicas Construtivas

Sistema Modular

MONTAGEM MODULAR

Os Tijolos LAPIN utilizam o Sistema Modular cujo princípio de montagem é feito por módulos, possuindo medidas e formatos padrões, permitindo assim a precisão na aplicação e distribuição dos mesmos. Este sistema facilita o planejamento de desenvolvimento do projeto e cálculos estruturais, pois cria áreas de descargas de pesos padrões em toda a alvenaria. Dado a confiabilidade nas medidas dos tijolos, a modulação das paredes montadas com estes tijolos pode seguir uma precisão excelente, levando aos projetistas e executores a uma facilidade quanto a forma final das edificações. E referindo-se a uma montagem modular, a amarração entre elementos pode ser assegurada resultando tanto qualidade de montagem quanto qualidade de montagem estética final (alvenaria aparente).

Elementos estruturais

Como mencionado anteriormente, os tijolos se tornam responsáveis pela transmissão de carga vertical da obra para a “fundação”. Com isto poderemos dizer que todas as paredes fazem parte da estrutura de nossa obra (tijolo a tijolo), então os tijolos fazem a função das colunas, lembrando-se que dada a precisão dimencional, os tijolos somente serão encaixados um com o outro, não requerendo nenhum tipo de material para assentamento. Este fato nos leva a economia de tempo para a montagem de nossa obra.

Fundações

Ainda iremos precisar das fundações, porém, o modo de calcularmos mudará, pois a área que temos nas “colunas de concreto” é muito menor que a área que nós temos como base de todas as nossas paredes. Uma boa opção à ser avaliada no projeto é a utilização de Radier Israelense, pois reduzirá em muito o custo e irá requerer menor tempo e mão-de-obra para formação. Ainda precisaremos de Cintas, Vergas e Contra Vergas, porém com esta técnica formaremos estas dentro dos próprios tijolos, utilizando-se um tijolo chamado “Canalete”, pois este não irá requerer molde em madeira, espera de cura do cimento e otimizará a mão de obra. Agora , aparecerá um novo elemento , que não existe no sistema convencional, as colunas de cargas laterais, que serão fundidas dentro dos furos dos tijolos e serão acrescidas de ferragens. Estas tem como função limitar o trabalho lateral da parede, após montagem.

Instalações

Tanto as instalações hidráulicas quanto elétricas serão feitas por dentro dos furos existentes nos tijolos, evitando assim danos na forma final da montagem (alvenaria aparente).

Acabamento

O acabamento de nossa alvenaria aparente será dado pelo rejuntamento dos vãos entre os tijolos e a impermeabilização das paredes, que poderá ser: Resina, Tinta, Emboço, etc.

Tempo para execução

Concluímos que o nosso tempo de execução é por muito reduzido comparando-se ao sistema convencional, porém a apropriação deste, somente poderá ser contabilizada caso a caso. Mas os ganhos são notórios.