Tijolos Modulares

Especificações

MODULAÇÃO

Para melhor aproveitamento dos benefícios do sistema modular recomenda-se que as medidas das paredes e vãos sigam um padrão de modulação mínima, que no caso LAPIN é de 12,6 cm. Baseando-se primordialmente neste dado, o projeto deverá ser concluído ou executado, apresentando-se as medidas proporcionais ao módulo.

NIVELAMENTO DA FUNDAÇÃO

Pelo motivo do sistema LAPIN não receber massa de assentamento entre os tijolos, torna-se importantíssimo que a fundação possua um ótimo nivelamento, pois as sequências de montagem dependerão diretamente da qualidade desta.

A PRIMEIRA FIADA DE TIJOLOS

Esta deverá seguir fielmente o plano de modulação e posicionamento. Somente neste caso os tijolos serão assentados com massa de assentamento (para existir uma fusão entre a fundação e os tijolos). O somatório da qualidade da fundação e a qualidade no assentamento da primeira fiada regerá a qualidade final do assentamento das fiadas seguintes.

RECOMENDAÇÕES:

1) Adicionar hidrofulgante na massa de assentamento da primeira fiada (SIKA) para combater umidade de capilarização.

2) Após assentamento, preencher com Graute os orifícios dos tijolos.

3) Manter sempre limpa a superfície superior do tijolo após assentado.

4) Para correção de posicionamento do tijolo, utilizar-se de martelo de borracha.

5) Impermeabilização da base da parede (externo).

ASSENTAMENTO CONTÍNUO SEM PRODUTO DE ADESÃO

O montador deverá estar sempre atento ao nivelamento e plumo das fiadas, bem como a qualidade dos tijolos que estão sendo aplicados (tijolos danificados, pois o sistema sugere a alvenaria aparente). O montador deverá tentar ao máximo erguer a alvenaria em camadas iguais (mesma altura). O montador deverá criar “ Bonecas de referência “ e utilizar-se de régua ou linha para os preenchimentos contínuos. O montador deverá atentar-se para o plano de instalações para deixar os referidos pontos nas posições corretas de projeto. As colunas estruturais deverão ser preenchidas a cada 50 cm conforme a elevação da alvenaria.