Modulação
Buscando um melhor aproveitamento dos benefícios do sistema modular recomenda-se que as medidas das paredes e vãos sigam um padrão de modulação mínima, que no caso LAPIN é de 12,6 cm.
Baseando-se primordialmente neste dado, o projeto deverá ser concluído ou executado, apresentando-se as medidas proporcionais ao módulo.
Previsão das instalações:
Visto que o sistema LAPIN baseia-se no princípio de montagem progressiva, é importante lembrar que as instalações de esgoto, hidráulica, elétrica e outras deverão ser projetadas juntamente com a modulação e, montadas conforme as paredes vão ganhando altura.
No caso das instalações que nascem da fundação, estes pontos deverão ser definidos e executados juntamente com a demarcação de tijolos e execução da fundação.
Nivelamento da fundação:
Pelo motivo do sistema LAPIN não receber massa de assentamento entre os tijolos, torna-se importantíssimo que a fundação possua um ótimo nivelamento, pois as sequências de montagem dependerão diretamente da qualidade desta.
A Primeira fiada de tijolos:
Esta deverá seguir fielmente o plano de modulação e posicionamento. Somente neste caso os tijolos serão assentados com massa de assentamento (para existir uma fusão entre a fundação e os tijolos). O somatório da qualidade da fundação e a qualidade no assentamento da primeira fiada regerá a qualidade final do assentamento das fiadas seguintes.
Recomendações:
1) Adicionar hidrofulgante na massa de assentamento da primeira fiada (SIKA) para combater umidade de capilarização.
2) Após assentamento, preencher com Graute os orifícios dos tijolos.
3) Manter sempre limpa a superfície superior do tijolo após assentado.
4) Para correção de posicionamento do tijolo, utilizar-se de martelo de borracha.
5) Impermeabilização da base da parede (externo).
Assentamento contínuo sem produto de adesão
O montador deverá estar sempre atento ao nivelamento e plumo das fiadas, bem como a qualidade dos tijolos que estão sendo aplicados (tijolos danificados, pois o sistema sugere a alvenaria aparente).
O montador deverá tentar ao máximo erguer a alvenaria em camadas iguais (mesma altura).
O montador deverá criar “ Bonecas de referência “ e utilizar-se de régua ou linha para os preenchimentos contínuos.
O montador deverá atentar-se para o plano de instalações para deixar os referidos pontos nas posições corretas de projeto.
As colunas estruturais deverão ser preenchidas a cada 50 cm conforme a elevação da alvenaria.